Comemoração aos 105 anos de Cristalina Goiás

A nossa querida cidade de Cristalina GO faz aniversário no próximo domingo (18/07). O município é famoso por sua grande extração de cristais do final do século XIX até os dias de hoje, porém, sendo menos fomentada, tendo atualmente a sua principal economia as atividades agrícolas.


Para quem não conhece muito bem a história dessa cidade, ela foi conhecida por ter grandes jazidas do famoso, Cristal de Rocha, no entanto, não eram simples cristais, eles apresentavam um grau de 99% de pureza. O Cristal foi inicialmente explorado pelos dois franceses Etiene Lepesqueur e Leon Laboissére, que vieram da cidade vizinha de Peixe Bom (atual Paracatu MG), nos quais lá buscavam por ouro. Começaram a extrair o novo minério por volta do ano de 1879, haja vista que conseguiram significativo apreço e lucro do Cristal nos mercados europeus, vendendo o quartzo principalmente em mercados franceses, para fabricação de joias e aparelhos óticos da época.


Com a febre do Cristal, o município recebeu um amplo contingente de garimpeiros e suas famílias prontas para tentar enriquecer. Pessoas vinham de diversos municípios vizinhos, tais como Peixe Bom, Santa Luzia (atual Luziânia), do Planalto Central, correspondendo à região da atual Brasília, dentre outras localidades. Esse número de pessoas foi aumentando com o tempo, e consequentemente ouve um maior povoamento do município, chamando o lugar de Serra dos Cristais.


Assim, a cidade foi fundada em 18 de Julho de 1916. Ouve mais tardiamente a construção da capela São Sebastião, o centro da fé católica de Cristalina até os dias de hoje, feita a partir de 1943 e concluída em 1954, solidificando ainda mais o legado cristalinense, sendo que a Igreja se tornou patrimônio cultural da cidade, bem como a pedra Chapéu do Sol, as maravilhas hídricas, tais como cachoeiras e balneários.


Portanto, percebe-se que Cristalina é uma cidade de grandes atrações turísticas, isso se deve ao fato ao belo histórico da cidade, do legado deixado pela mineração e dos trabalhos realizados com o minério, e sobretudo, por ter uma das maiores jazidas de cristal mais puros do mundo, que pode ser utilizado para diversas finalidades. Assim, a população tem orgulho do que já foi vivido nessa redondeza, e parabeniza a cidade pelo seus 105 anos.



Cidade de Cristalina

A Pedra Chapéu do Sol, símbolo das belezas naturais da cidade.