Benefícios, histórico e uso da ametista

Atualizado: Jun 30

Olá amantes das pedras. Tudo bem com você? Hoje vamos falar sobre a maravilhosa ametista.


Ametista é uma variedade violeta ou púrpura do quartzo, muito usada como ornamento. Tem dureza 7. Seu nome tem origem grega, e de acordo com a antiga crença, esta rocha protegia seu dono da embriaguez.


Pertencente à família das Pedras de Quartzo, a Ametista é uma pedra preciosa de cor violeta intenso, com variação para o lilás suave, que chama a atenção pela beleza e por apresentar propriedades benéficas ao nosso corpo e espírito.


A cor da Ametista é roxa, é atribuída a presença de Ferro bivalente (Fe2+), mas ela é capaz de ser alterada e até removida por aquecimento radiação ultravioleta.



Ametista sendo extraída do geodo

Garimpo de Ametistas

Se sua Ametista for de coleção, deve ter o cuidado de expor a luz do sol ou a radiações para esta ficar limpa. Se deixar no sol diretamente, pode perder a intensidade da cor, ou seja, desbotar.


Por ser sensível a alta temperaturas, a Ametista deve ser carregada preferencialmente sobre a luz do sol da manhã por cerca de 5 minutos.

Estudos recentes mostraram que a coloração da Ametista é devida a impurezas férricas e estudos complementares mostraram ainda que uma interação complexa entre ferro e alumínio é a responsável pela coloração.