Benefícios, histórico e uso do Cristal Rutilado

Atualizado: Mar 27


O Rutilo é um mineral que pode ser encontrado com alguma facilidade em solos do Brasil. É um mineral composto de dióxido de titânio TiO2, sendo que esta variedade pode conter até 10% de ferro. Sua dureza varia de 6 a 6.5 na escala de Mohs. O Rutilo deriva do Latim rutilus, em referência à cor vermelha profunda encontrada em alguns espécimes deste quartzo, porém pode ser encontrada em outras cores, como: marrom, amarelo, azul ou violeta.


Rutilo amarelo

Rutilo marrom

Grafite

É uma pedra que atrai prosperidade, favorece as conquistas, aumenta a intuição, estimula a energia sexual. Melhora a elasticidade dos vasos sanguíneos, age como regenerador de células. No âmbito emocional, ameniza os estados de espírito melancólico e depressivo, alivia medos e ajuda a esquecer dores do passado. Ativa o chakra sacral, desperta energias vitais do corpo. É uma pedra que atrai prosperidade, nos auxiliando na busca de bons empregos e felicidade na área profissional.


Os alunos de práticas meditativas como yôga, ou místicos, costumam carregá-los como amuleto em forma de brincos, broches e tornozeleiras. Quanto aos signos astrológicos, os leoninos um dos mais protegidos pelo rutilo, correspondendo dos dias 22/07 a 22/08.