0

O Cristal de Rocha, curiosidades


Drusa de Cristal
Drusa de Cristal
  • A cidade de Cristalina, inicialmente chamada como município de São Sebastião dos Cristais, recebe esse nome pela exploração do minério de Cristal de Rocha pelos bandeirantes que chegaram à região em 1879, dois franceses Etiene Lepesqueur e Leon Laboissére, vindos da vizinha cidade de Paracatu (Peixe Bom) onde residiam comercializando ouro, e passaram a apreciar o Quartzo devido ao significativo valor comercial que tinha na França. A febre desse minério se espalhou pela região, atraindo um grande contingente de pessoas em busca do quartzo que era de fácil extração, fomentando os povoados da região. Assim, extraindo e transportando para a cidade de Pacaratu, e consequentemente para o Rio de Janeiro, que saia para ser comercializado na Europa.


  • A cidade de Cristalina ainda hoje, é a Capital Mundial dos Cristais, apresentando ainda, depois de décadas de extração do Quartzo, grande quantidade e abundância do mesmo no solo e no artesanato da cidade.


  • Cristalina apresenta vários pontos turísticos, dentre eles se destaca:


pedra chapeu do sol
Pedra Chapéu do Sol

Balneário das lajes
O Balneário das Lajes

A Lagoa dos Cristais

mercado do cristal
O Mercado do Cristal
  • O Cristal de Rocha da região de Cristalina é um dos mais puros e límpidos do mundo, apresentando cerca de 99% de pureza em sua composição, com baixíssimo teor de elementos que podem estragar o seu efeito transparente, como ferro. Composição SiO2 (dióxido de silício).


  • O Cristal apresenta grandes energias de cura provenientes da terra, é conhecido por purificar o nosso corpo, aura, trazendo muita sensibilidade, trás energias de calma e meditação, relaxando a nossa mente, corpo e o espírito. Estimula habilidades psíquicas e espirituais. É um ótimo purificador de ambientes, assim, ele capta as energias ruins e malignas do ambiente e emana boas energias no meio. Funciona contra o estresse.


  • Com a gema de Cristal, é possível fazer uma infinidade de joias, e peças que servem para decoração e adorno. Confira:






Gostou? Conheça mais sobre a história de Cristalina e o turismo.

Siga o Mercado do Cristal nas redes sociais e desfrute das belezas daqui!